Gostaríamos de divulgar o Mutirão do Diabético de Itabuna, uma das maiores campanhas em Diabetes do Brasil, já acontece há 6 anos, com mais de 5 mil pacientes diabéticos examinados. Esta é uma parceria do Hospital de Olhos Beira Rio com a ASDITA (Associação dos Diabéticos de Itabuna), PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA, Governo do Estado, TV Cabrália RecordNews, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e vários outros parceiros particulares, Universidades e clubes de serviços.
Será realizado no dia 13 de Novembro de 2010 no Hospital de Olhos Beira Rio e Praça Rio Cachoeira em Itabuna, das 08 as 14hs. Além de uma grande Feira de Saúde voltada para o diabético com mais de 15 diferentes serviços e áreas de conhecimento, será realizado um ato público de celebração do dia Mundial de combate ao Diabetes, as 9:30. Haverá a transmissão ao vivo do Alerta total no Mutirão pela TV Cabrália para todo Nordeste.
Examinaremos o fundo e olho e faremos exame de triagem do pé diabético em até 1500 diabéticos, os pacientes com indicação de fotocoagulação a laser por retinopatia diabética grave serão submetidos no próprio Mutirão a tratamento com Laser na retina gratuitamente, e este pacientes mais graves serão avaliados pelo grupo da Nefrologia. Mas informação no site oficial do evento www.mutiraododiabetico.com.br
Participem desta campanha, iluminem sua varanda ou seu prédio ou seu comércio com uma LUZ AZUL,entre os dias 12 e 15 de Novembro, pois 14 de Novembro é o Dia Mundial do Diabetes!!! Esta campanha é apadrinhada pela ONU e pela IDF (International Diabetes Federation), participem também em sua cidade!
Itabuna na Bahia vai ficar AZUL!!!
Mutirão do Diabético - Itabuna-BA / 2010 - Conheça nosso projeto!!!!
Assista os vídeos das campanhas abaixo, que tem o apoio exclusivo da TV Cabrália / RecordNews e está rodando em todos os comerciais para todo o Nordeste, além de outros vídeos do último Mutirão (2009):
CAMPANHA LUZ AZUL ITABUNA - DMD-2010.wmv
DEPOIMENTOS MUTIRÃO DO DIABÉTICO.wmv
Mutirão Diabetes 2009 - Itabuna - BA
Mutirão do Diabético - Itabuna - BA 2009
Cordialmente
Dr. Rafael Andrade
Coordenador Geral do Mutirão do Diabético de Itabuna
Hospital de Olhos Beira Rio
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Associação dos diabéticos expõem problemas na Câmara de Ilhéus
Escrito por Jamesson Araujo
Qui, 07 de Outubro de 2010 19:57
A Associação dos Diabéticos de Ilhéus (ADI) esteve presente na Câmara de Vereadores de Ilhéus na Sessão realizada na tarde de ontem, 6, ocupando o Plenário Legislativo para falar sobre a atual situação dos diabéticos em Ilhéus. A presidente da ADI Célia Cardoso e a vice-presidente, Teresa Loureiro, expuseram aos vereadores presentes todas as dificuldades que os diabéticos encontram para obter o tratamento justo e adequado.
Inúmeras foram os problemas relatados pelas representantes da ADI, a presença de um endocrinologista – Médico responsável pelo tratamento da diabetes – nos hospitais e nos Postos de Saúde da Família (PSF), fornecimento dos insumos básicos aos diabéticos e políticas públicas de saúde básica foram apenas algumas das reclamações feitas aos vereadores.
“Eu sou diabética e muitas das vezes preciso buscar tratamento fora de Ilhéus porque a Secretária de Saúde não disponibiliza endocrinologistas nos hospitais”, ressaltou Célia Cardoso. Os vereadores Jailson Nascimento (Presidente do Legislativo), Valmir Freitas (2º Secretario), Rafael Benevides, Marcos Flávio e Zé Neguinho se comprometeram em buscar soluções junto ao Executivo Municipal para solucionar os problemas. “Meu pai é diabético e eu sei como a situação é difícil, vamos buscar soluções para esse problema”, disse Marcos Flávio.
Estudo revela que diabéticos brasileiros necessitam de melhor tratamento.
Um estudo recente avaliou o estágio atual do controle do diabete em 6.000 pacientes brasileiros, atendidos em serviços médicos públicos e privados de saúde.
Os resultados do estudo são alarmantes: apenas 10,4% dos pacientes com diabete melito do tipo 1 e 26,8% dos pacientes com diabete do tipo 2 apresentaram um controle adequado da glicemia (níveis de açúcar no sangue), de acordo com a dosagem da hemoglobina glicosilada (HBA1c), exame que avalia o controle médio da doença nos últimos 3 meses.
Os resultados deste estudo reforçam a importância da atualização contínua e da participação dos clínicos não endocrinologistas nas estratégias de atenção ao portador de diabete melito. No Brasil temos mais de 8 milhões de diabéticos e cerca da metade destes indivíduos desconhece a sua doença. O número de endocrinologistas em nosso país é de apenas 1.500 profissionais.
O diabetes é a quarta principal causa de morte no Brasil. O risco de morte em diabéticos é duas vezes maior que em não diabéticos. Cerca de 60% dos diabéticos morrem de doenças cardiovasculares, ao passo que, na população em geral, esse percentual cai quase pela metade. Para que estas estatísticas sejam melhoradas, o controle efetivo do diabete melito passa a ser de fundamental importância.
Fonte: American Diabetes Association
Farmácia Doce Vida - http://www.farmaciadiabetes.com.br
http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=20576
Assinar:
Postagens (Atom)