quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mais ajuda para diabéticos manterem-se bem informados


12/7/2006 - Tribuna da Bahia

O Brasil possui cerca de 11 milhões de diabéticos, com tendência de crescimento devido à progressão da obesidade nos últimos anos. Atualmente existem 40 milhões de brasileiros que vivem na faixa de sobrepeso e de obesidade. Destes, 20% tem grande risco de se tornarem diabéticos. A doença está na mira dos cardiologistas como um dos mais importantes fatores de risco isolados para as doenças do coração e, conseqüentemente, para a morte por doenças cardiovasculares, campeã de mortalidade no País.Para se ter idéia da relação nefasta entre diabetes e coração, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor-HCFMUSP), um dos maiores centros de cardiologia do mundo, a doença acomete cerca de 30% dos pacientes cardíacos atendidos em ambulatório. Pacientes com diabetes tipo 2, mais relacionada à obesidade, desenvolvem a doença da artéria coronária - que leva ao infarto e à angina -, além de outras complicações cardiovasculares, duas a três vezes mais do que as pessoas da mesma idade sem diabetes.

Não bastasse isso, a progressão e o tratamento das doenças decorrentes e associadas ao diabetes – que atingem principalmente os sistemas cardiovascular e nervoso, rins e olhos - oferecem desafios maiores do que quando esse distúrbio metabólico não está presente. Pesquisa do Incor demonstrou que pacientes com glicemia elevada, mesmo que ainda não diabéticos, têm menor resposta ao tratamento para desobstruir as artérias do coração no infarto agudo do miocárdio.

O estudo serve como alerta para que todas as pessoas chequem sua glicemia constantemente, mantendo a rotina de exames para detecção do problema, principalmente aquelas que possuem histórico familiar ou estão acima dos 40 anos. Embora a genética seja importante, o estilo de vida saudável é fundamental na prevenção. Manter peso ideal, atividades físicas regulares, pressão arterial e colesterol, inclusive triglicérides, em níveis adequados é o primeiro passo para evitar o aparecimento e manter o controle do diabetes e de suas complicações.

O coração é um dos primeiros a se beneficiar dessa prática saudável. Pensando nele, o Instituto do Coração lança agora, em parceria com a Editora Lua do Brasil, a revista “Sabor & Vida Diabéticos – Receitas Testadas e Aprovadas pelo Incor”. A nova publicação vem somar mais um título ao sucesso editorial das coleções “Cozinha & Saúde Incor”, cujos títulos anteriores foram “Cozinha Prática com Baixo Colesterol” e “Emagreça com Saúde”, voltados respectivamente para a hipercolesterolemia e a síndrome metabólica.

Em edições mensais a preço acessível (R$ 6,90) e distribuição em bancas de jornal de todo o Brasil, além de venda por assinaturas, “Sabor & Vida Diabéticos” une conhecimento científico de ponta com informações simples e práticas de mudanças de hábitos de vida para um público amplo – diabéticos em todas as faixas etárias e pessoas saudáveis ou não interessadas na prevenção de doenças por meio da boa alimentação e correta informação.

“Sabor & Vida Diabéticos” traz uma inovação importante. Dessa vez, as saborosas e saudáveis receitas orientadas pelas nutricionistas do Incor vêm acompanhadas de recheio jornalístico da melhor qualidade - matérias, reportagens e notas informativas orientadas pelo primeiro time de especialistas do Incor e HC ligados ao tratamento do diabetes. A coordenação científica da publicação é do Dr. Protásio Lemos da Luz, cardiologista do Incor com destaque na pesquisa em ciência médica. Em cada edição, são apresentadas 22 receitas adaptadas especialmente para o diabético – uma opção de prato para cada dia útil do mês.
http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=99

Nenhum comentário:

Postar um comentário