terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sucesso do II Mutirão do Diabético em Ilhéus

No dia 19 de Novembro (que por sinal, dia da Bandeira) foi levantada a bandeira em prol do “2º Mutirão do Diabético de Ilhéus”, com o tema “Unidos pelo Diabetes”.

O 2º mutirão do Diabético é uma realização da Associação dos Diabéticos de Ilhéus (um grupo ativo e interessado em trabalhar, ajudar a comunidade de Diabéticos de Ilhéus) em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Através de diversos parceiros e da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura esteve atuando no atendimento à população com a participação de diversos profissionais e técnicos de saúde. O evento, que está segunda edição, e tem como objetivo maior a prevenção do diabetes, uma doença que de acordo com a Organização Mundial de Saúde se tornará uma epidemia, já que a cada cinco segundos, uma pessoa no mundo contrai a doença.

O evento aconteceu na praça J. J. Seabra, em frente a Câmara de Vereadores, das 8 às 12 horas, onde foram realizados 396 procedimentos, atendimento e orientação a população sobre o diabetes e serviços na área de saúde. O mutirão contou ainda com um estande que forneceu informações sobre doação de órgãos e hemodiálise, além de palestras e distribuição de material informativo sobre diabetes.
Estiveram disponíveis para a população durante toda a manhã serviços como verificação de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação nutricional, saúde bucal, palestras de prevenção ao diabetes e exames oftalmológicos, com a participação da brilhante e especializada equipe de oftalmologia do médico Antonio Nogueira, da Clínica Cenoe, um dos maiores incentivadores do projeto, já que a cegueira é uma das principais problemas causados pelo diabetes.

O mutirão contou com o apoio de diversos outros grandes parceiros que também se envolveram na causa: Associação dos Pacientes Crônicos Renais e Transplantados de Ilhéus (ARCROETIL), Associação dos Deficientes Físicos, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Ministério e Defensoria Públicas para orientar sobre os direitos do diabético, Cadhi, Sindicato dos Radialistas, Câmara de Vereadores, Colégio Sá Pereira, Cenoe, Arcroetil, Embasa, Igreja Batista Lindinópolis, Faculdade de Ilhéus, Faculdade Madre Thaís, 6ª Dires, Jackarts, Secretaria Municipal de Assistência Social, Ortomédica, Núcleo de Doações de Transplante, Rotary Clube, Polícia Militar, Grupo dos amigos S. Miguel (Almério), Programa Alerta Geral e Tabuleiro, Setrans, Coeso, Farmácia Farmacenter, Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Saúde. Todo este apoio foi de grande contribuição para a causa e para todos os diabéticos.

O Diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina, e tem como principais características: hiperglicemia, ou seja, uma elevação da quantidade de glicose no sangue e glicosúria (presença de açúcar na urina). É importante que o diabético sempre controle sua alimentação, pois agindo assim, conseguirá levar uma vida com menos riscos de ser acometido pelas complicações tão comuns aos portadores de diabetes. O diabetes está se tornando a epidemia do século e já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo Ministério da Saúde, até 2025 a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões. Estima-se que boa parte das pessoas que têm diabetes, doença que pode atingir inclusive crianças de qualquer idade, desconhece a sua própria condição.

A presidente da associação Célia Cardoso, em nome de todos os associados, agradece a parceria de todos os envolvidos e com o apoio de toda a sociedade organizada podemos controlar um pouco mais esta doença, privilegia a qualidade de vida da comunidade, ajudar a salvar muitas e beneficiar cada vez um número maior de pessoas.

A.D.I.
http://associacaodiabeticosilheus.blogspot.com/

Confira algumas fotos do evento.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário