quarta-feira, 16 de maio de 2012
Encontros de Prevenção do Pé Diabético em Curitiba
11/5/2012 - Fonte: Panashop
Informações
De todas as complicações que o diabetes pode acarretar, a mais frequente é o pé diabético. Dados epidemiológicos mostram que o pé diabético é responsável pela principal causa de internação do portador de diabetes. E estima-se que, mundialmente, aconteçam duas amputações por minuto decorrentes do pé diabético, sendo que 85% delas são precedidas por úlceras. Aproximadamente 15% de todos os indivíduos com diabetes desenvolvam úlceras no pé.
Devido à gravidade e à frequência do problema, o Centro de Diabetes Curitiba (CDC) promove todas as sextas-feiras à tarde um encontro com os pacientes sobre prevenção do pé diabético. De acordo com Tatiane Esmanhotto, enfermeira do CDC especializada no tema, os pacientes do Centro passam por uma triagem médica e, quando é percebida a necessidade, são orientados a participar dos encontros semanais, nos quais recebem acompanhamento, tratamento, explicações sobre o autocuidado e sobre curativos especiais.
Tatiane revela que o pé diabético pode acometer os pés e até os tornozelos. Ele pode reunir características clínicas variadas, tais como alterações da sensibilidade dos pés, presença de feridas complexas, deformidades, alterações da marcha, infecções e amputações.
De acordo com a especialista, os diabéticos devem fazer o mínimo de uma avaliação anual do pé e, dependendo dos resultados, ser avaliados com mais frequência. “A maioria dos pacientes apresenta poucas informações sobre os cuidados com os pés, e não tem o costume de fazer uma inspeção diária. Além disso, muitos pacientes têm diminuição da visão devido ao diabetes, o que dificuldade ainda mais esta ação”, relata.
Serviço:
Encontros de Prevenção do Pé Diabético
Data: Todas as sextas-feiras, das 14h às 18h
Local: Centro de Diabetes Curitiba, localizado dentro do Hospital Nossa Senhora das Graças
(41) 3023-1252 e (41) 8504- 2937
Sobre o Centro de Diabetes Curitiba
O Centro de Diabetes Curitiba foi criado em 1999 e usou como modelo o International Diabetes Center de Minneapolis, nos Estados Unidos. Tem como sócios os endocrinologistas André Vianna, Andressa Leitão, Claudio Lacerda, Edgard Niclewicz, Luciana Pechmann e Mauro Scharf. Localizado dentro do Hospital Nossa Senhora das Graças, o Centro de Diabetes Curitiba oferece atendimento multidisciplinar e conta com uma equipe de médicos especializados, além de realizar pesquisas clínicas e estudos científicos em níveis nacional e internacional. Mais informações no site www.centrodediabetescuritiba.com.br
Fonte: Panashop
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário